Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sobre poder de escolha, Partido Jovem Aiuruocano e a discussão de ideias

Acho brilhante a ideia do debate, analisar as propostas dos dois candidatos de forma imparcial é o que eu desejo desde que pensei em entrar para o grupo PJA.A ideia do grupo no Face, a discussão de ideias, desde que bem fundamentadas, seria o passo verdadeiro para a política de Aiuruoca começar a mudar, mas as coisas não são bem assim.
Ideias não são questionadas, elas são postas aqui e os "curtir" que recebem dão aos seus "donos" o falso poder de verdade, nem sempre bem fundamentadas, não são discutidas, e acabam manipulando a maioria (Acho que por isso a aversão de tantas pessoas aos "revolucionários"). Primeiro devemos deixar a covardia de lado, a democracia nos da a liberdade de ser deste ou do outro lado, sejamos homens e mulheres de verdade, pra defendermos nossos ideais e deixemos de lado o "será que fulano participaria do debate?", "somos jovens revolucionários"... A partir do momento em que estivermos sendo adultos e agirmos com a seriedade e imparcialidade que a situação exige, aí sim conseguiremos atingir o que esperamos com o grupo. Passaremos de revolucionários idiotas a jovens conscientes que se preocupam com o futuro da cidade. Que o questionamento da atual situação não seja a favor deste ou daquele candidato, somos a favor da melhoria contínua e a discussão das ideias, dos planos de governo, da realidade deve ser agora. Portanto ajamos com cautela e seriedade, e já que decidimos ser um grupo imparcial que façamos então perguntas: "Será que o Sr. Paulinho e o Sr. Mateuzinho aceitariam o convite para participar de um debate?", "Como será que cada um deles resolveria os problemas que temos hoje?", sejamos imparciais ou então que se faça valer o direito da democracia e que cada um defenda o lado que quiser, mas discutamos com o cérebro.

Aliás, uma das discussões que deveríamos estar tendo uma hora dessas, é se hoje em nossa cidade realmente, temos o poder de escolha, são tantos cargos de confiança, empregos, sacos de cimento em jogo, que não tenho certeza se atualmente em nossa cidade, votamos no candidato por sua capacidade de administração, por sua capacidade de com seu carisma ganhar a confiança do eleitor... 

O debate deveria ser importante para todos, seria uma das melhores ferramentas para ouvirmos todos os lados. Mas por favor, saibamos questionar, agir como adultos e usar um pouquinho o cérebro, agir com seriedade e com cautela é necessário, não sejamos apenas parte de um grupo que age sem pensar, que acata ideias sem saber se realmente é verdade, que nós jovens tenhamos a liberdade de se desprender das estruturas arcaicas de politicagem dos nossos pais e saibamos fazer política.

Não sei se consegui demonstrar bem minha atual indignação com a forma como estamos discutindo aqui, e com a atual situação política da nossa cidade, mas espero voltar aqui algum dia e ver que começamos algo bom, que fomos o início de uma geração de jovens engajados, sérios e preocupados com o desenvolvimento da cidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marina,
creio que ainda não tive o prazer de te conhecer pessoalmente, apesar de termos muitos amigos em comum.
De qualquer forma, preciso dizer que achei o seu texto no Blog simplesmente excelente!
É alentador assistir à injeção de uma boa dose de razão em uma discussão que, embora necessária, gradualmente está perdendo o seu propósito.
Na era da "facebookização" dos relacionamentos, das ideias e das opiniões, alegra e inspira ver um texto bem escrito, um texto que diz de forma clara aquilo é preciso ser dito e que poucos têm a coragem de dizer.

Te parabenizo pela coragem, clareza e qualidade do texto!

Espero poder te conhecer pessoalmente e compartilhar mais ideiais para a construção de uma realidade mais justa!

Um abraço,

Manno